4 dicas para criar seu primeiro infoproduto de sucesso

Os infoprodutos chegaram ao Brasil para ficar. Eu comecei a trabalhar com internet em 2008, quando criei meu primeiro blog e até 2012 meus ganhos eram quase na sua totalidade oriundos do programa de afiliados Google Adsense. Muito pouco se falava em e-books e cursos online com área de membros.

Mas o crescimento do e-commerce no Brasil e a chegada de plataformas como Hotmart, Clickbank, Monetizze, Eduzz, criaram o ambiente propício ao desenvolvimento dos infoprodutos nacionais.

O e-commerce tem crescido muito no Brasil e uma parcela está destinada a quem lança um infoproduto ou trabalha como afiliado, indicando cursos, e-books, plugins, temas e outros tipos de infoprodutos de terceiros. Em 2014 o e-commerce no Brasil faturou +R$35 bilhões. A previsão para esse ano é de um crescimento de +20%, apesar da crise.

Crise aliás, que ainda não chegou ao comércio de infoprodutos. E sabe por que? Na hora da crise, as pessoas inteligentes investem em conhecimento e em ferramentas de negócios como plugins e temas. Elas freiam as compras de vestuário e viagens e focam em gerar valor para sua área de atuação. Eu mesmo tenho visto um aumento significativo na venda de meus cursos no Profissional EAD.

4 dicas para criar seu primeiro infoproduto de sucesso

4 dicas para criar seu primeiro infoproduto de sucesso

Diante do cenário mostrado acima, quero te passar 4 dicas para criar seu primeiro infoproduto de sucesso. Já fui professor universitário e sou pós graduado em Planejamento Educacional, além de ter já criado vários cursos online de sucesso, então acredito que posso te ajudar nesse momento.

1- Saiba por que está criando um infoproduto

Em tudo que vamos fazer na vida, é necessário ter a motivação correta. Não importa se vai criar um blog, uma lista de e-mail, abrir uma padaria ou uma casa de shows. Você precisa ter bem claro na sua cabeça por que está fazendo aquilo. E, como estou desde 2008 trabalhando na internet e hoje vivo exclusivamente desse trabalho, posso te afirmar que dinheiro não pode ser a sua motivação principal.

O primeiro passo para saber por que está criando um infoproduto é definir a sua motivação. Eu era professor antes de me tornar um infoprodutor e isso me ajudou a definir naturalmente qual a minha motivação (ou motivações, quanto mais, melhor!).

Minha motivação principal é compartilhar meu conhecimento e ajudar as pessoas a resolver seus problemas. E por fazer isso com dedicação e compromisso com o sucesso do meu aluno, tenho como consequência ganhos acima de 5 dígitos por mês.

Qual a sua motivação?

2- Faça o planejamento do seu infoproduto

Sem um planejamento o sucesso não acontece. Planeje seu infoproduto. Para quem é seu infoproduto? Que problema ele vai resolver? Como ele será produzido? Como vai vender e entregar seu infoproduto? Você não precisa apenas pensar nisso, precisa colocar no papel.

Depois que fizer esse planejamento inicial, é o momento de colocar em prática, criando algo que chamo de escopo. No escopo você define o que vai ter no seu infoproduto e o divide em módulos ou unidades. Somente depois que termino o escopo de um novo infoproduto é que começo a produzi-lo.

Mas não se esqueça, planejamento é uma etapa. Faça ele da maneira correta, mas o mais rápido possível. Não fique a vida toda planejando, pois isso não vai colocar o seu infoproduto no mercado.

3- E-book ou área de membros?

Os infoprodutos não se resumem a e-book ou um curso com área de membros, é claro, mas esses dois tipos são os mais usados e que estão ao alcance de qualquer pessoa que tenha um conhecimento sobre determinado assunto.

Eu comecei criando um curso em e-book, mas depois que criei meu curso em vídeo, não parei mais. Se você gosta de escrever, pode ser uma boa começar como infoprodutor criando um e-book. O custo é baixíssimo e não terá que ser preocupar em construir uma área de membros, mas por outro lado cursos em formato de e-book precisam ser vendidos por um preço bem baixo para ter saída, já que as pessoas preferem assistir vídeos a ler um texto.

Com a criação do curso em vídeo é necessário construir uma área de membros e gravar os vídeos. O custo é um pouco maior, mas em compensação os cursos mais caros do mercado sempre são criados em vídeo, o que gera uma grande procura por esse tipo de conteúdo, em detrimento do e-book.

No passado o grande entrave na criação de cursos em vídeo com área de membros era justamente a construção dessa área exclusiva para o aluno, mas hoje é muito simples usando um plugin como o Área de Membros WP.

4- Se preocupe com o pós venda (suporte)

Não adianta criar um infoproduto, ter sucesso e depois receber várias reclamações sobre o suporte pós venda. Criar o infoproduto e vender são processos importantes, mas o pós venda ou o suporte ao aluno, também é essencial para o sucesso do seu negócio online no médio e longo prazo. Então foque nisso também.

Com as redes sociais, a insatisfação de um pode acabar com seu infoproduto, então abra o máximo de canais para suporte no seu infoproduto. Dê total atenção as reclamações, dúvidas e sugestões dos seus alunos. Na verdade os incentive a falar sobre o seu infoproduto, principalmente o que poderia melhorar nele.

Dica extra

E, para terminar, quero te passar uma dica extra. Se pensa em criar um e-book ou um curso em vídeo com área de membros, a melhor maneira é usando o plugin Área de Membros WP. Esse plugin foi desenvolvido pelo Meison Almeida, que é uma pessoa que entende muito do que faz e, além disso, é um profissional de marketing digital competente.

Só isso já bastava para ter um plugin confiável, mas como sócio no plugin, também entreguei muito valor com minha experiência de lançamento de vários cursos online. E também como professor. Eu sei exatamente o que  um infoprodutor espera de uma área de membros. E junto com o Meison criamos o melhor plugin do mercado. O mais simples (em facilidade de configuração) e o mais barato também.

Então minha dica final é que acesse o link abaixo e conheça mais detalhes sobre o Área de Membros WP.

E você, tem alguma dica para quem pensa em criar um infoproduto de sucesso? Se sim, deixe nos comentários.

Sua Área de Membros em 10 min.

Gustavo Freitas

Problogger, empreendedor digital e criar de vários cursos online. Você encontra mais informações sobre ele no Gustavo Freitas.Net.

Website: http://gustavofreitas.net

3 Comentários

  1. Estava procurando informações sobre como fazer para ganhar dinheiro pela internet. Será possível?

  2. Eduzz está se sobresaindo. É muito dificil, mas não é impossível tomar a dianteira da Hotmart

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *